Como Saber se um Violino é Bom

Para saber se um violino é bom, não basta apenas julgar sua aparência. Aprenda como determinar a qualidade de um violino!


Hoje em dia, é fácil encontrar um adesivo com o nome “Stradivarius” colado no interior de qualquer violino, tentando fazê-lo se passar por um instrumento de boa qualidade. Mas isso é suficiente para saber se um violino é bom?

Na verdade, boa parte dos violinos que você encontra no mercado são inspirados nos maravilhosos violinos de Stradivarius ou outros mestres.

Mas como você pode saber se um violino é bom e tem qualidade?

Felizmente, existem algumas maneiras de saber se um violino é um modelo autêntico e de qualidade. Confira nossas dicas, que também são fundamentais para entender como isso influencia na escolha do melhor violino para iniciantes.


Veja também:


Como Saber se um Violino é Bom

Quando aprendemos os fatores que determinam a qualidade do violino, fica nais fácil reconhecer as sutis diferenças que definem o valor do instrumento. A estética, embora seja um elemento importante, não é a melhor maneira de julgar a qualidade do violino.

Os materiais usados ​​e o artesanato envolvido são as duas principais características que determinam a qualidade de um violino.

Por isso, conhecer algumas noções básicas sobre a construção do violino vai te ajudar a tomar uma boa decisão de compra e fornecer ao seu estudante músico um violino que proporcionará anos de diversão tocando.

Violino Vintage… ou Violino Antigo?

Existe uma sutil diferença entre um violino “vintage” e um violino “antigo”.

Os violinos antigos tem pelo menos 100 anos ou mais de idade, enquanto os violinos vintage são mais novos (têm entre 30 e 100 anos). E como saber a idade do violino?

A melhor forma de descobrir a idade de um violino é olhar dentro do buraco do “f” e procurar alguma etiqueta com o nome do fabricante do violino e o ano em que ele foi fabricado.

O problema é que, às vezes, o violino não tem mais esse adesivo, ou a etiqueta pode estar meio apagada, impossibilitando a leitura e dificultando saber a data exata. Nesses casos, é melhor levar seu violino a um avaliador profissional que tenha capacidade de estimar uma data provável de fabricação do violino.

É importante ressaltar que a idade de um violino não vai necessariamente influenciar sua qualidade ou valor. Um violino antigo pode valer menos do que um violino moderno. Além disso, um violino antigo (ou vintage) pode não ser adequado para quem está iniciando agora no instrumento. Vamos falar sobre isso mais tarde.

Saber se um Violino é Bom

Como Saber se o Violino é Bom?

Não se deixe enganar por etiquetas de informação duvidosa: A melhor maneira de ter certeza do valor do seu violino é através da avaliação de um especialista ou luthier de confiança.

Uma pessoa experiente será capaz de avaliar a qualidade e o histórico de seu violino, e estimar o valor do instrumento com base nas condições atuais do mercado.

No entanto, se você não conhecer um especialista ou não estiver em busca de opiniões de estranhos, é possível observar alguns aspectos para avaliar a qualidade do violino, o que muitas vezes (mas nem sempre) pode significar que ele vale muito.

Marcas da Madeira

A parte de trás do violino dá alguns sinais da qualidade do instrumento. Se o verso do violino tiver uma cor uniforme, e você não consegue ver os veios e a variação da madeira, isso é um forte indicador de que o violino é de baixa qualidade.

Mas se você ver listras (parecidas com as dos tigres) e variações na cor da madeira, essas características da madeira são indícios de que o violino possui qualidade superior.

Artesanato

O trabalho de artesanato feito no violino é o maior indicador da qualidade do instrumento. Quando você olha para as emendas do violino, elas devem estar elegantemente seladas, sem cola visível ou arestas. Quanto mais esculpido for o pergaminho, maior será a qualidade do violino.

No violino de boa procedência, as linhas pretas finas que contornam a parte superior do violino serão embutidas no tampo, em vez de pintadas. Outra característica é que o violino tem aparência muito simétrica: cada lado é uma imagem espelhada do outro.

Rótulos e Etiquetas

Se a etiqueta dentro do violino tem o nome de um luthier ou fabricante de violinos, é provável que o instrumento seja de qualidade superior àqueles fabricados em massa pelas grandes marcas. Outro ponto importante: Se o violino foi feito num país da Europa, é mais um sinal de que o instrumento possui qualidade superior.

Som e Facilidade de Tocar

Um violino de qualidade superior terá um som mais rico e profundo, enquanto um violino de qualidade inferior terá um som quase “nasal” e fino. O violino também será mais fácil de tocar se for de qualidade superior – as cordas ficarão mais próximas do braço, tornando mais fácil tocar do que um instrumento inferior.

Materiais da Fabricação

Um violino de qualidade terá escala, descanso de queixo e arremates feitos de ébano. Um violino de qualidade inferior pode ter peças de plástico, que prejudicam muito a qualidade do violino.

Violinos de alta qualidade geralmente usam as cravelhas em vez de afinadores. Os afinadores podem pesar o violino e amortecer o som.

Saber se um Violino é Bom

Bandeiras vermelhas de qualidade

Além dos sinais positivos que os bons instrumentos possuem, é importante se atentar também dos indicadores que revelam a má qualidade do violino.

Por exemplo, quaisquer rachaduras visíveis ou emendas abertas são sinais péssimos. Isso mostra que o violino não está em boas condições.

Se ele rangir ou estalar quando você aplica pressão (suave) na parte superior ou nas laterais do violino, é um sinal ruim.

Preste atenção se as partes do violino, como o cavalete, o estandarte, não estão tortas ou empenadas. Isso é sinal de que o violino não recebe manutenção adequada, e está distribuindo a tensão das cordas incorretamente.

Qual é o melhor violino para iniciantes?

Temos muitas luterias talentosas fazendo instrumentos atualmente, mas os violinos feitos à mão são caros, e geralmente considerados modelos para uso “profissional”. Por outro lado, a tecnologia tem desempenhado um papel significativo na fabricação de violinos.

O ponto positivo dessa modernização é que a fabricação dos violinos em escala nas fábricas torna esses instrumentos mais baratos e acessíveis. 

Na hora de comprar um violino para iniciantes, não é necessário comprar o violino mais caro e da melhor qualidade. Ainda mais se for uma criança, já que os pequenos geralmente são mais descuidados com o instrumento, colocando o violino em constante risco de quedas ou impactos.

Além disso, não importa a idade do aluno, não se sabe se ele vai durar muito tempo estudando violino.

A melhor alternativa é encontrar um violino de boa qualidade a um preço razoável. Muitos violinos para iniciantes são vendidos em kits que incluem o violino, arco e o estojo. Esses kits, normalmente custando a partir de 400 reais, são um ponto de partida para o violinista iniciante.


Leia Também



voltar ao topo ↑