O que é Violino?
Você sabe o que é um Violino? Qual sua origem? Confira uma breve descrição sobre este centenário instrumento musical!
Essa é para os iniciantes: Se alguém te perguntar o que é violino, você sabe explicar? Eu sei, é difícil achar uma resposta bacana.
O violino é um instrumento musical de cordas arqueadas, que se desenvolveu bastante durante a Renascença. Vamos saber mais sobre ele?
O que é Violino
O violino é o menor (e mais agudo) dos instrumentos da família das cordas. Sua origem está relacionada ao rebab , a um instrumento norte-africano de três cordas também tocado com um arco que passa pelas cordas.
O violino é provavelmente o instrumento musical mais conhecido e mais distribuído do mundo.
Os violinos geralmente são usados para acompanhar peças de canto e dança. É também um importante instrumento solo clássico, além de ocupar um lugar de destaque à frente das orquestras.
Quando tocado, o violino é segurado sob o queixo e os dedos da mão esquerda pressionam as cordas no braço do instrumento para produzir tons diferentes quando a corda é dobrada ou puxada. Tocar violino traz vários benefícios.
O arco é segurado com a mão direita e passado pelas cordas em ângulos retos para fazê-las soar.
Veja também:
- Como evitar dor e bolha nos dedos tocando violino (e instrumentos de cordas)
- 5 técnicas simples para decorar músicas facilmente
- Como Manter a Motivação ao Estudar Violino
- Sites para baixar partituras GRÁTIS para violino
- Dor no ombro tocando violino: Como evitar?
Características do Violino
Os elementos que compõe um violino são: tampo harmônico, fundo, as laterais ou costilhas, alma, braço, ponto ou pestana, cravelhas, cavalete, cordas, filetes das bordas e o arco que é um elemento à parte. E as madeiras utilizadas são: abeto, ébano, pinho e pau-brasil para construção do arco.
Como seus predecessores, mas ao contrário de seu primo a viola, o violino tem uma escala sem trastes. Suas cordas são amarradas a pinos de afinação (as cravelhas) e a um arremate que passa sobre o cavalete (uma “ponte” mantida pela pressão das cordas.
O cavalete transmite as vibrações das cordas para a barriga do violino, ou caixa de ressonância , que é feita de pinho e amplifica o som. No interior do instrumento, sob os pés agudos da ponte e encravado entre o ventre e o dorso do violino, está a “alma”, um fino pedaço de pinho que transmite as vibrações das cordas para o dorso do instrumento, contribuindo para a característica tom de violino.
História do Violino
Estima-se que os violinos tenham surgido no século XVI. O artesão que faz violinos é chamado de Luthier. São eles que evoluíram a construção dos violinos até chegarmos ao tipo de som que esse instrumento tem agora.
Na verdade, cada instrumento possui um som único. É possível dizer que não existem violinos com o mesmo som, mas sim, com o mesmo timbre.
Os grandes construtores de violino, que definiram as bases do instrumento como temos hoje, viveram entre os séculos XVI e XVIII. Entre eles estão Amati, Stradivari, Maggini, Guarnierius, entre outros.
Embora vários nomes tenham contribuído para o desenvolvimento do violino, Stradivari é quem tem maior fama. Seus violinos eram encomendados por nobres da corte e grandes personalidades da música.
Atualmente, é possível encontrar várias cópias dos violinos criados nessa época, mas que não tem a mesma qualidade de som. Um violino feito por Stradivari por exemplo, tem riqueza sonora, em conseqüência do número de harmônicos que uma nota produz. Essa riqueza sonora é o segredo dos bons violinos.
Para saber se o instrumento é bom, basta apenas ouvi-lo. Entretanto, descobrir como construir um violino com som da mesma qualidade será praticamente impossível.
Os Violinos Hoje
Desde o surgimento dos violinos (por volta de 1520) até hoje, pouca coisa nas medidas do instrumento foram modificadas. O que se tenta melhorar é o verniz, pois ele será um diferencial no resultado final.
O som de um bom violino, traz agradável sensação, e a supremacia desse instrumento se solidificou no meio musical. Uma orquestra sinfônica tem em média vinte violinos, e grande parte das literaturas de concerto são para esse instrumento. O compositor italiano Antonio Vivaldi, por exemplo, escreveu mais de duzentos concertos para o violino, e um dos concertos mais conhecidos é a primavera das quatro estações.
Atualmente existem violinos elétricos com elementos e som muito diferente dos violinos tradicionais que mencionamos. Esses instrumentos modernos trazem uma nova concepção de estilo, e está relacionado com a música eletrônica, e não com a música sinfônica. Todavia, sendo elétrico ou acústico, sempre manterá o timbre de um violino.