O que é o Método Suzuki de Violino? Conheça!

Já ouviu falar no Método Suzuki? Sabe como ele funciona? Conheça essa metodologia que une pais e filhos no aprendizado do violino!


Quem está pesquisando na internet sobre aprender violino (ou está tentando se manter motivado a estudar) já deve ter ouvido falar em “método Suzuki”.

De forma resumida, o método Suzuki é uma metodologia que utiliza a educação musical para enriquecer e melhorar a vida de seus estudantes. O método é direcionado a crianças e consiste basicamente em brincadeiras, para que a criança se divirta enquanto aprende. É usado para ensino do violino, piano, bateria, entre outros instrumentos.

Preparamos um guia do método Suzuki, para que você entenda como funciona este método e extrair o melhor dele.


Veja também:


Origem do Método Suzuki

O popular Método Suzuki surgiu da filosofia educacional de Shin’ichi Suzuki (1898-1998), nascido em Nagoya, Japão. Ele tinha 12 filhos e seu pai era dono de uma fábrica de violinos. Shin’ichi começou a tocar violino aos 17 anos. No começo dos 20, ele estudou com o violinista Karl Klingler na Alemanha, onde conheceu sua esposa Waltrud, que também era alemã. Sua luta para aprender a falar alemão deu-lhe a ideia que despertou sua filosofia de ensino: que toda criança aprende facilmente sua língua nativa.

A abordagem de “Língua materna” de Suzuki para o ensino de música baseia-se nos princípios de aquisição da linguagem. Esses princípios incluem um início precoce, ouvir, encorajamento amoroso, apoio dos pais, repetição constante, aprender com outras crianças e depois aprender a ler.

Vendo como todas as crianças aprendem e dominam sua própria língua, Suzuki acreditava que todas as crianças podiam aprender e dominar a música da mesma maneira. Ele às vezes chamava isso de “Educação de Talentos”, o que significa que o talento musical não é inato, mas pode ser desenvolvido em qualquer pessoa. Ele ensinou pessoalmente centenas de alunos, incluindo muitos com deficiência. Ele também viajou pelo mundo com seu grande grupo de jovens estudantes de violino extremamente talentosos. Os professores de música, profundamente maravilhados com suas realizações, começaram a pedir que ele compartilhasse seus métodos.

Suzuki chamou seu método de “filosofia” e não de método, dizendo que os professores devem criar seus próprios métodos. Suzuki começou ensinando violino, depois sua “filosofia” passou a abranger viola, violoncelo, baixo, flauta, violão, harpa, piano, órgão, voz, flauta doce e até educação infantil.

O fato de Shin’ichi Suzuki ter vivido os horrores da Segunda Guerra Mundial no Japão pode explicar seu propósito ao ensinar crianças a tocar violino: “Ensinar música não é meu propósito principal. Quero fazer bons cidadãos, nobres seres humanos. Se uma criança ouve boa música desde o dia de seu nascimento, e aprende a tocá-la sozinha, ela desenvolve sensibilidade, disciplina e resistência. Ela ganha um belo coração.”

criança tocando violino

Como Funciona o Método Suzuki

Ser um aluno ou pai Suzuki traz consigo um grande compromisso. Os princípios da filosofia e abordagem da Suzuki, assim como qualquer bom método, se concentram em estimular o que é bom nos alunos e nos pais.

Os alunos começam muito jovens, geralmente em idade pré-escolar. Os pais também devem assistir às aulas dos filhos para que possam supervisionar os treinos domésticos todos os dias. Alguns pais têm aulas separadas de violino, para aprender pelo menos como segurar o violino e tocar as “Variações Twinkle”. À medida que o aluno envelhece e progride, as obrigações dos pais diminuem até que a criança se torne independente e os pais não precisem mais acompanhá-los tão de perto.

Os alunos geralmente têm aulas semanais com um professor particular, que geralmente inicia os alunos com um violino de papelão para aprender a manusear e segurar o instrumento antes de tocá-lo.

Em algum momento você terá que alugar ou comprar um violino. Uma dica é pedir ao instrutor que o ajude a escolher um violino adequado. Embora comprar um violino sozinho possa ser difícil, com algumas dicas é possível.

Além disso, os alunos precisarão ouvir as gravações da música que aprendem muitas vezes. Então, esteja preparado para ouvir as gravações do Suzuki continuamente. É um pouco chato, mas vale a pena.

Existem 10 livros da Suzuki, e leva-se muitos anos para concluir todos eles. Os dois últimos livros são concertos de Mozart e, a essa altura, é provável que o instrutor tenha ensinado várias músicas de violino.

A maioria dos instrutores que usam o Suzuki complementam os livros do método com outros materiais, com partituras que sejam do agrado do aluno, exercícios e mais. Os alunos da Suzuki não começam a aprender a ler música antes de aprenderem a segurar bem o instrumento e desenvolverem um bom ouvido. Então, eles geralmente aprendem a ler muito bem.

Os alunos de música Suzuki também devem ter aulas regulares em grupo. Normalmente, vários instrutores de Suzuki reúnem seus alunos para criar grupos de crianças em um nível semelhante. Esses professores dão aulas em grupo, fazendo com que as crianças brinquem juntas, aprendam a seguir um líder, toquem musicais e revisem músicas que conhecem.

Normalmente, há um momento de “recital” em que as crianças podem tocar individualmente com um acompanhante de piano. Dependendo do grupo, as aulas em grupo podem ser uma vez por semana ou algumas vezes por mês.

violino na orquestra

Princípios do Método Suzuki

Existem algumas boas razões para o grande compromisso que o Método Suzuki exige. Depois de ver a ideia geral, todos os detalhes fazem muito mais sentido. Então aqui está a ideia geral:

Início precoce

As crianças são especialmente abertas para aprender novos processos mentais e habilidades físicas quando são muito pequenas. As crianças são especialmente sintonizadas com o som durante os anos de aquisição da linguagem (principalmente do nascimento até os 5 anos), portanto, este é o momento ideal para começar a desenvolver sensibilidade à música também.

Esse processo pode começar no nascimento, e programas como Music Together e Kindermusik são excelentes para dar aos bebês (e aos pais!) Um início atencioso e feliz na música de uma ampla gama, antes de começarem um instrumento. As crianças mais velhas e os alunos adultos podem aprender o método Suzuki? Certamente, assim como um aluno mais velho ou adulto pode aprender a falar francês. Um bom professor Suzuki terá a criatividade para aplicar a filosofia Suzuki de uma forma apropriada para o adulto.

Ritmo

“Comece jovem, vá devagar e não pare!” é outro ditado da Suzuki. As crianças seguem em seu próprio ritmo individual. O estilo da Suzuki é completo, desafiador, mas não agressivo e certamente não abusivo. Os pais nunca devem medir o progresso de seus filhos pelo nível do livro ou pelos colegas. Concentre-se nos detalhes de fazer uma bela música em cada estágio, e o progresso virá.

Envolvimento dos pais

Assim como um pai modela a fala correta durante o aprendizado de um idioma, o pai Suzuki orienta a prática musical todos os dias em casa, encorajando e motivando de maneira positiva. Para fazer isso, o pai deve assistir a cada lição e fazer anotações ativamente. As aulas para os pais de violino são opcionais, mas recomendadas para os pais sem familiaridade com o instrumento.

Meia dúzia de lições para os pais no início podem ser úteis para a prática em casa, à medida que os pais aprendem o básico para tocar e postura correta. Não se pode esperar que uma criança pequena pratique sozinha até os oito anos de idade ou mais, dependendo da maturidade da criança. À medida que a criança progride, o envolvimento dos pais evolui para um papel menos ativo e de mais apoio, até que a criança comece a tocar e praticar por conta própria quando adolescente.

tocando violino

Ambiente e escuta

As crianças aprendem a compreender a fala e a falar em um ambiente saturado de linguagem. Da mesma forma, a música deve fazer parte do ambiente da criança se ela quiser aprender a entender e tocar música. Os alunos ouvem com frequência as gravações da música que aprenderão a tocar. Quanto mais a música fizer parte da diversão de toda a família, melhor.

Repetição

Ao aprender a falar, as crianças aprendem uma palavra e a usam muitas e muitas vezes. Torna-se parte de seu vocabulário e um bloco de construção para sua comunicação. Da mesma forma, as crianças continuam a tocar suas “velhas” canções Suzuki muito depois de aprendê-las pela primeira vez, para que se tornem parte de seu vocabulário musical. Peças “antigas” são usadas para ensinar novas habilidades.

Aulas em grupo

As crianças praticam suas habilidades linguísticas conversando com amigos de sua idade. Da mesma forma, as crianças podem desenvolver suas habilidades musicais tocando com outras crianças que estão tocando a mesma música. As aulas em grupo criam motivação e comunidade, à medida que as crianças veem as realizações de outros alunos e fazem novos amigos.

Evolução com pessoa

Shin’ichi Suzuki sentia um propósito maior em ensinar música, e isso afetou muitos de nós, professores Suzuki. Algumas das outras coisas que tentamos incutir enquanto ensinamos “Twinkle” e tentamos fazer as crianças manterem seus violinos mais altos do que seus umbigos incluem: confiança, amor pela aprendizagem, definição de metas, perseverança, trabalho em equipe, habilidades de memorização, concentração aprimorada, coordenação, apreciação dos trabalhos de outras pessoas e vários outros.


Leia Também



voltar ao topo ↑