5 técnicas simples para decorar músicas facilmente

Memorizar uma música não é fácil. Confira algumas técnicas simples para decorar músicas facilmente e descubra qual a melhor para você!


Ficar perdido no meio da música é algo comum. Nem todo mundo consegue guardar uma música inteira rapidinho. Por isso é bacana conhecer algumas técnicas simples para decorar músicas.

Separamos alguns métodos conhecidos dos profissionais, que vão ajudar também quem está iniciando no violino (ou outros instrumentos). Confira estas dicas!


Veja também:


Como decorar músicas facilmente

Durante sua vida de músico, haverá situações em que você deverá aprender uma música em curto espaço de tempo. Sim, isso é assustador. Mas com algumas técnicas, você pode encontrar a sua forma de decorar músicas.

Vamos mostrar algumas técnicas a seguir que podem facilitar a memorização das melodias. A sugestão é que você pratique todas até encontrar aquela que funcione.

Preparado(a)? Então vamos lá!

Divida a partitura em pequenas partes

Como já dizia o imperador romano Julio Cesar, a melhor maneira de enfrentar essa situação é “dividir para conquistar”. Não por acaso, muitos músicos adotam a prática de dividir a partitura em pequenas seções. E vai memorizando cada parte de uma vez, até chegar ao todo da partitura.

Veja um exemplo abaixo:

partitura em partes
reprodução de music-for-music-teachers.com

Embora você possa dividir as partes do tamanho que você quiser, a sugestão para iniciantes é procurar frases. A frase tem começo e fim, o que faz sentido musicalmente. Para peças mais completas, divida em seções ainda menores.

Comece do final

Outra técnica na memorização bastante comum é dividir a peça (pode ser como no modelo anterior) e começar a praticar do final para o início. Você pode dividir pelas frases ou pelo compasso.

Cada vez que você decorar uma parte e adicionar um trecho novo, continue a melodia até o fim.

Este método de decorar músicas costuma funcionar porque a cada seção memorizada, você continuará a executá-la várias vezes.

Memorize a partitura visualmente

Algumas pessoas tem memória visual (também conhecida como memória fotográfica). Estas pessoas podem tentar esse método para decorar músicas. Pois se o músico conseguir ver a partitura mentalmente, pode antecipar o que vem a seguir.

Passe algum tempo olhando a música sem tocar ou cantar. Preste atenção nas seções semelhantes, nos trechos difíceis ou mudanças repentinas. Se você quiser turbinar esse método, considere copiar a música manualmente para um caderno, por exemplo.

Decorar tocando devagar

Muitos músicos experientes aprendem uma nova peça musical tocando a melodia num tom mais devagar. Isso permite aprender as notas com mais facilidade.

Tocar a musica mais devagar aumenta a precisão, evitando frustrações. Depois, treinar a música no tom original vai exercitar a repetição, que é outra técnica de memorização.

violino na orquestra

Repetição do começo ao fim

Esse é o bom e velho “tocar até decorar”. Basta tocar a música repetidamente, do início ao fim. Apenas tenha o cuidado de não pular seções mais difíceis.

Caso queira deixar a técnica de repetição mais interessante, tente tocar uma vez olhando a partitura, e outra vez sem olhar. Depois, toque uma vez olhando a partitura, e duas sem olhar. E vá aumentando as vezes que você toca a melodia sem olhar a partitura. Só fique atento para não pular partes da melodia quando tocar a música sem olhar a partitura.

Onde encontrar partituras grátis

Se você ainda não sabe onde encontrar partituras de músicas para tocar e aprender, publicamos uma lista com alguns sites nacionais e internacionais que oferecem partituras grátis para download.

Acesse e aproveite!


Leia Também



voltar ao topo ↑