Como evitar dor e bolha nos dedos tocando violino (e instrumentos de cordas)

Dor nos dedos é comum no início da prática com o violino. Mas é possível evitar dor e bolha nos dedos tocando violino. Confira as dicas!


É comum ouvir a reclamação dos instrumentistas iniciantes sobre dores nas mãos tocando violino. Como evitar dor e bolha nos dedos tocando violino, viola, guitarra ou outro instrumento de corda?

Confira com a gente algumas dicas bacanas que valem para outros instrumentos de cordas também!

Dor e bolha nos dedos tocando violino é normal?

Infelizmente sim, é comum sentir dor e bolhas nos dedos principalmente nas primeiras semanas de treino. No início do aprendizado, realmente é difícil evitar que aconteça.

Nessa fase, temos que praticar mais para conseguir intimidade com o instrumento. Além disso, demora um pouco para pegarmos o jeito certo de tocar as cordas. Com isso, o repetido contato dos dedos nas cordas, e a pressão nas pontas dos dedos acabam causando dor nos dedos, além de bolhas.

dedos violinista

Mas tocar um instrumento deve ser, acima de tudo, um ato de prazer. E poucas pessoas tem prazer em dilacerar os dedos. Além disso, é importante manter a sensibilidade dos dedos para poder extrair o melhor do instrumento.

Por isso, tem algumas coisas que podemos fazer para evitar dor e bolha nos dedos tocando violino. Essas dicas valem também para outros instrumentos de cordas, como violão, viola, guitarra, baixo, etc.


Veja também:


Como reduzir dores nos dedos tocando violino (ou outro instrumento)

Como vimos, as dores nos dedos no início do aprendizado do violino são comuns. Porém, é possível reduzi-las se tomarmos alguns cuidados.

Força demais nos dedos

Se você percebe que apenas alguns minutos tocando já causa dor nos dedos, talvez seja sinal de que você está pressionando as cordas com muita força. Você só precisa apertar o suficiente para que a corda ressoe quando tocada ou curvada.

Qualquer esforço além disso é inútil, e só vai penalizar os seus dedos, criando bolhas.

Tente experimentar diferentes níveis de pressão para descobrir a quantidade ideal a ser aplicada para obter um bom som.

Cordas altas

Outra causa comum de dores nos dedos (ou bolhas) é que as cordas podem estar levantadas muito acima do braço do seu instrumento. Isso te faz pressionar muito mais a corda para obter um som. No caso do violino, se as cordas estiverem altas, é a ponte do braço do violino que está muito alta.

Para evitar dor e bolha nos dedos por conta isso, leve o seu violino para fazer o ajuste com algum profissional especializado.

Cordas duras

O violinista iniciante, muitas vezes, não se atenta às características das cordas de violino que está usando. E isso pode acabar comprometendo a integridade dos seus dedos.

Por exemplo: As cordas de aço são muito duras, obrigando o aprendiz a forçar mais os dedos. Cordas de tensão alta também vão exigir um esforço do instrumentista… que talvez não seja a hora ainda.

Por isso, evite dor e bolha nos dedos usando cordas de tensão media ou baixa, de preferência de náilon ou alumínio. Elas são mais moles, mas mantém uma boa qualidade de som.

Se o seu violino já veio com cordas de aço, talvez valha a pena trocar mesmo que as cordas atuais estejam novas. Lembre-se que isso vai poupar seus queridos dedos de ter dores e bolhas.

Já falamos aqui no site sobre como escolher as cordas para violino. Vale a leitura!

Cuide do seu corpo

Além das dicas e cuidados com o instrumento, é importante cuidar também do seu corpo.

Por isso, distribua seus estudos pela manhã, tarde e noite. Assim você consegue aproveitar mais dos estudos sem se forçar muito. Melhor para o seu corpo e para o aprendizado.

Outra dica importante: Nunca se esqueça de fazer alongamento e aquecimento antes de começar uma sessão de prática.

Calos nos dedos é bom ou ruim?

Aproveitando esse tema de evitar dor e bolha nos dedos, vamos aproveitar para esclarecer sobre outro assunto relacionado: Calos nos dedos.

Quando o instrumentista mantem a prática do instrumento com regularidade, a pele das pontas dos dedos vai se tornando mais rígida, como uma reação ao contato constante com as cordas do instrumento.

Essa pele endurecida é o calo.

dedos calos violinista

Mas aqui temos uma controvérsia. Entre os músicos, o calo é aquele assunto que divide a galera, sabe? Metade a favor, metade contra.

Alguns instrumentistas gostam de manter o calo nas pontas dos dedos, pois ele traz mais resistência para os dedos. Você vai conseguir tocar por mais tempo sem se preocupar com dores. Alguns violinistas tem orgulho de tê-los por ser uma prova da disciplina em praticar o instrumento repetidas vezes.

Mas outros instrumentistas dizem que não. Estes que não gostam de calos dizem que é importante manter a sensibilidade nos dedos (que os calos tiram), pois isso traz mais controle e precisão nas notas e acordes. Alguns profissionais chegam a lixar a ponta dos dedos (para reduzir a parte dura das pontas), o que não é recomendável.

De qualquer maneira, o melhor mesmo é deixar o seu dedo natural.

Pense que o fato de ter calos nos dedos não te torna um bom violinista. Converse com o seu professor a respeito, ele tem experiência suficiente para te orientar sobre isso.


Leia Também



voltar ao topo ↑