Dor no ombro tocando violino: Como evitar?

Dor no ombro tocando violino é uma queixa comum dos iniciantes no violino. Com algumas dicas simples é possível reduzir o problema. Veja!


Uma reclamação comum de quem está estudando este instrumento é a dor no ombro tocando violino. Quando tocamos violino, ambos os ombros tendem a se contrair. Por isso, é comum que os músicos tenham dores ou desconforto no ombro, principalmente quando o instrumento fica mal posicionado.

Mas não tem que ser sempre assim. Confira algumas dicas para reduzir a dor no ombro tocando violino.


Veja também:


Algumas dicas para reduzir a dor no ombro tocando violino

Aqui estão algumas dicas bacanas que os violinistas experientes dão para você não estragar seus ombros enquanto pratica o violino.

Atenção à posição correta

Este é um cuidado básico, mas que muitas vezes acaba passando. Certifique-se de que a sua postura, e a forma como segura o violino estão corretas. Preste atenção seos ombros estão relaxados e o violino está posicionado de forma confortável.

Não force o seu corpo

Não toque até a exaustão. Faça pausas enquanto toca, tirando alguns minutos para descansar e alongar os músculos do ombro e dos braços para evitar a fadiga. Além dos ombros, isso pode acabar com os seus dedos também.

Aproveite essas pausas para fazer um alongamento, com exercícios de rotação do ombro ou flexões de braço.

Toque violino deitado

Isso é estranho, mas bastante eficaz. Tocar deitado vai permitir alinhar o seu corpo enquanto toca, tirando a tensão da região do pescoço e apoiando bem os ombros.

tocar violino deitado

Embora as crianças adorem a ideia de tocar deitado, essa técnica funciona para todas as idades.

Lembre-se: O foco de tocar deitado é perceber como o seu corpo deve ficar alinhado ao tocar. Depois, quando estiver de pé, você deve procurar a mesma postura e conforto de quando estava deitado. Tem técnicas sobre isso e tudo.

Alongamento máximo

Se você começou a sentir um incomodo ou cansaço durante a prática, uma coisa que ajuda é alongar o ombro ao máximo, depois relaxar.

Contraia os ombros o máximo possível, até eles tocarem suas orelhas, por 5 segundos. Depois solte.

Faça isso algumas vezes, se necessário. Após esse exercício, seus ombros relaxam, e você pode procurar a posição correta (ou mais confortável) do instrumento.


Leia Também



voltar ao topo ↑