Cordas para Violino: Como Escolher

Escolher as cordas para violino vai permitir que você alcance o máximo que o seu instrumento pode dar. Veja marcas e dicas!


Na hora de comprar novas cordas para violino, você deve levar em conta a qualidade do som, material, força e tensão das cordas. E saber identificar essas características vai te ajudar a encontrar o conjunto certo.

Quando compramos o violino na loja, o instrumento normalmente vem de fábrica com um kit de cordas de qualidade razoável. Por isso, se você quiser melhorar o som do seu instrumento (ou se você já toca as mesmas cordas há um ano), é bom trocar as cordas por um novo conjunto.

As cordas para violino mais comuns custam entre 40 e 300 reais e podem ser encontradas em várias lojas da internet.

Independente do seu violino, trocar as cordas velhas (e cansadas) por novas irá renovar o som do instrumento. E ainda pode evitar dor e bolhas nos dedos. Vamos ver algumas dicas bacanas para os iniciantes escolherem cordas para violino!

Como Saber se a Corda para Violino é Boa?

Na verdade, esta é uma escolha bastante pessoal, pois depende das características do instrumento (como o tamanho do violino) e do som que você deseja obter.

As cordas de qualidade mais alta podem extrair sons e sobretons do instrumento, independentemente da qualidade do violino em si. Encontrar as cordas certas podem aprimorar o tom do seu instrumento, passando de um tom mais “brilhante” para um som mais “quente” ou vice-versa.

Embora as cordas de tensão média sejam as mais encontradas, existem também as de tensão leve e pesada. Para quem está começando, é melhor começar com cordas de tensão média. Conforme for dominando o instrumento, você pode testar outros níveis.

Ao escolher novas cordas, os preços variam dependendo da qualidade do material e da marca.


Veja também:


Melhores Cordas de Violino para Iniciantes

Comprar cordas novas e de melhor qualidade para o seu violino vai ajudar a mantê-lo afinado, bem como realçar seu som, liberando todo o potencial do instrumento durante sua execução. E ainda vai poupar seus dedos.

Os músicos profissionais geralmente já sabem qual encordoamento é o melhor para o seu instrumento, estilo musical, etc. Por isso, esse guia é voltado para quem está começando agora, e não tem noção do que escolher.

Vamos ver algumas opções de cordas de violino disponíveis no mercado.

D’Addario Prelude

Quando falamos de corda de violino barata, as cordas tipo Prelude são excelentes para os alunos de violino que procuram um bom custo benefício.

As cordas Prelude tem um som claro, e estão um passo à frente das cordas mais simples que os violinos trazem de fábrica. São duráveis e excepcionalmente estáveis na afinação, além de não se afetarem pelas mudanças de temperatura e umidade.

Estas cordas estão entre as de menor custo, recomendadas para iniciantes, e que vão aguentar o tranco por um bom tempo.

A D’Addario também oferece a linha Debut, mas todos concordam que o encordoamento do selo Prelude é superior. Alguns músicos consideram que a tensão tende mais para o pesado, por isso compram como opção de cordas sobressalentes.

Cordas Dominant

Primeira coisa: Não confunda com a marca Dominante (com “e” no final). As Thomastik Dominant são as cordas de violino mais populares para iniciantes, embora sejam um pouco mais caras. Feitas para violinistas e músicos clássicos, as cordas Dominant são de náilon com núcleo sintético durável e enroladas em alumínio, estanho ou prata.

O som é macio e claro, com uma entonação estável e eles são ricos em tons. Seu brilho e capacidade de projetar o som sem ser metálico são perceptíveis tanto na passagem Arco quanto na pizzicato. Você vai sentir a diferença entre as Dominant e as cordas baratas.

Os instrutores costumam indicar as cordas Dominant para quem deseja obter um som mais suave e brilhante. Fique atento na hora da compra, pois eles vendem as cordas separadamente ou o conjunto.

Giannini Arco

Uma marca tradicional por aqui e bastante usada principalmente pelos iniciantes no violino. As cordas da série Arco trazem boa resposta tonal, com timbres claros e cristalinos.

Todos os encordoamentos Giannini são produzidos no Brasil. Com núcleo de aço revestido em alumínio, essas cordas são indicadas para os músicos que buscam um som puro e encorpado.

Pirastro Gold Label

As cordas Pirastro Gold Label fazem parte do grupo das melhores cordas de violino, e são bastante populares entre os violinistas profissionais.
Essas cordas tem o núcleo feito de nylon e produzem um som quente e colorido, muitas vezes apresentando mais complexidade do que cordas sintéticas ou com núcleo de aço.

Todas as posições de arco são possíveis, resultando em cruzamentos suaves de uma nota para outra.

Muitos violinistas compram apenas a corda E da Pirastro Gold Label, completando o instrumento com cordas A, D e G mais baratas de outro modelo ou fabricante.

Evah Pirazzi

Uma das cordas de violino da mais alta qualidade do mercado, as cordas Evah Pirazzi (da marca Pirastro) são conhecidas por sua intensidade.
Essas cordas especiais criam um som ousado com sobretons e resposta rápida.

A Evah Pirazzi é composta por uma corda Mi de aço com banho de ouro, que promove uma amplitude sonora sem ser agressiva. O ouro tem a característica de dar controle sobre o aço que é muito vibrante e brilhante, produzindo uma sonoridade mais equilibrada.

A estratégia da Pirastro foi desenvolver um produto com assinatura de grandes solistas e músicos de orquestra renomados, que endossassem sua qualidade sonora e solística.

As cordas Evah Pirazzi de Pirastro são as melhores cordas de violino para violinistas e solistas profissionais, destinadas principalmente a intérpretes mais experientes. Se você precisa aprimorar seu som, vai sentir a diferença com as cordas Evah Pirazzi.

Materiais das Cordas de Violino

As fabricantes de cordas de violino mais tradicionais como Pirastro e D’Addario possuem um grande catálogo de opções de cordas para violino.

Nas cordas de violino, o material do núcleo dos encordoamentos é diferente do material externo (com o qual a corda é enrolada). As cordas podem ter um núcleo de aço, sintético (como fibras de náilon), ou de tripa (de ovelha).

As cordas são enroladas com alumínio, estanho, prata ou ouro. Os violinistas normalmente preferem a corda E de ouro, dando um toque extra para este melódico instrumento.

cordas de violino

Quando Trocar as Cordas de Violino

Os violinistas profissionais afirmam que a frequência com que você deve trocar as cordas do violino depende do quanto você usa o instrumento.

Se você ainda é iniciante e toca, em média, algumas horas por semana, a orientação é fazer a troca de cordas entre 6 meses e um ano.

No entanto, se está num nível mais avançado, e toca o violino várias horas por dia, você deve fazer a troca das cordas do instrumento entre 4 e 6 meses.

Dicas para Escolher o Acordoamento de Violino

Somado ao seu estilo de tocar, as melhores cordas vão fazer seu violino soar de maneira única. Por isso, testar cordas diferentes vão te ajudar a encontrar o melhor som do seu instrumento. E você irá conhecer novas possibilidades com o seu violino.

Se mesmo com todas essas dicas você ainda não estiver seguro sobre como escolher as melhores cordas para violino, peça a ajuda do seu instrutor sobre qual é o melhor encordoamento para o seu tipo de violino.

O instrutor também vai levar em conta qual corda é melhor para a sua aprendizagem. No caso, as cordas do violino vão te ajudar a se familiarizar com os sons do instrumento.

Ah e na hora de trocar as cordas do violino? Essa tarefa parece simples, mas você pode avariar o seu violino se não fizer da forma correta. E se as cordas ficarem colocadas erradas, também podem causar danos ao seu instrumento.

Resumindo, se você não tem prática em trocar as cordas do violino, peça para um profissional substituir as cordas do seu violino, em vez de tentar sozinho.

Até que você saiba como afinar seu violino, é recomendável que seu professor ou outra pessoa mais experiente com o instrumento troque as cordas por você. De preferência, de graça.


Leia Também



voltar ao topo ↑