Violino Acústico ou Elétrico: Qual Melhor para Iniciantes?

Para iniciantes, é melhor o violino acústico ou elétrico? O acústico é mais tradicional, o elétrico é mais bonito. Saiba qual escolher!


Na hora de escolher o seu violino, muita gente com certeza fica em dúvida se compra um violino acústico ou elétrico. Embora o violino acústico seja o mais tradicional, o elétrico é muito bonito. Na maioria das vezes, ele não tem os tampos superior e inferior, dando um ar de instrumento moderno.

Recebemos muitas perguntas sobre isso, e a resposta mais coerente é: compre um violino acústico. Continue lendo para entender detalhadamente o porquê dessa decisão.


Veja também:


Violino Acústico ou Elétrico: Qual Melhor para Iniciantes?

O violino acústico possui nuances de timbres diferentes, o que deixa bem acentuada a dinâmica gerada pelas diferentes técnicas de arco. Ou seja: para extrair timbres diferenciados do violino acústico, é necessário que se crie certa técnica e haja domínio de quem está executando. Então, o violino acústico é mais difícil de dominar do que o elétrico.

Mas por quê? No violino elétrico, pelo menos 80% do som gerado é feito pelo captador. Assim, qualquer tipo de execução, como arcada e “pizzicatto” fluem muito mais fáceis, quase (eu disse quase) que na mesma intensidade, independente da força que se pôs no arco.

Geralmente alguns timbres e efeitos se regulam por botões, e não com técnicas de manuais. Não que também não tenham as técnicas de arco e mão nos violinos elétricos. Até tem, mas são mais fáceis de executar, devido a captação.

Já o violino acústico, fatores como arco, crina, cordas, cavalete, alma, distância do estandarte do cavalete e alguns outros pequenos macetes têm uma pequena porcentagem de influência no timbre, mas, 100% do som do violino acústico depende unicamente da caixa de ressonância de madeira.

Aí você pergunta: Se o elétrico é mais fácil, porque não começar com ele para aprender? É aí que entra a velha teoria da Guitarra x Violão.

Violino Acústico ou Elétrico: Qual Melhor para Iniciantes?

Guitarra x Violão

Quem começa aprendendo violão, que tem ressonância exclusiva do que você executa em ambas as mãos e a caixa de madeira, desenvolverá um dedilhado ágil e preciso, juntamente com o dedilhado da mão direita nas cordas.

Então, quando essa pessoa pegar uma guitarra, tudo ficará mais fácil, pois o captador pega o mínimo toque das cordas, e às vezes, dependendo do que se quer fazer, basta o dedilhado da mão esquerda na escala. Agora, a situação ao contrário.

Você começou tocando guitarra. Você faz miséria com a mão esquerda, onde só de encostar os dedos nas cordas, já sai o que você quer que saia. Aí, te dão um violão para fazer o mesmo.

Você vai parecer um mero aprendiz (e no fundo, é basicamente isso mesmo), que só sabe fazer os acordes básicos, as batidas básicas, e solar que é bom, muito pouco ou nada, porque você não treinou a sincronia da mão esquerda com a mão direita, e além de tudo, você se deparou com uma surpresa: Se dedilhar só a mão esquerda no violão, simplesmente não sai som algum.

Aí, seu status de “músico master”, que faz miséria com a guitarra, vai por água abaixo quando tem um violão nas mãos. Com o violino elétrico, na verdade, não é tão acentuado assim, mas possui seu grau considerável de diferença.

Então, não vale à pena e não é recomendável começar com o mais fácil. Porque depois que você precisar fazer o difícil, não vai conseguir.

Pergunte aos Mais Experientes

Em último caso, a palavra final deve vir do seu instrutor. Ele conhece o potencial destes instrumentos, e conhece o seu potencial também. Então, peça a opinião do seu instrutor de violino se deve começar com o violino acústico ou elétrico.


Leia Também



voltar ao topo ↑