Como o Clima Afeta seu Violino?
O clima pode afetar a saúde do seu violino, bem como a qualidade do som e a facilidade de tocar. Veja quais cuidados deve ter!
Você já percebeu que, quando as estações mudam, as portas da casa tendem a abrir e fechar de forma um pouco diferente?
Quando a umidade e a temperatura mudam, a madeira se expande ou se contrai e isso causa um impacto sutil (mas perceptível) em como as portas funcionam.
O mesmo acontece com o seu violino. Quando o tempo muda, o seu violino também muda. Ou seja, a atenção com o clima faz parte dos cuidados que você deve ter com o seu violino.
Vamos entender melhor como o clima afeta nosso violino, e como minimizar esses efeitos.
Veja também:
Como o Clima Afeta seu Violino?
Embora as mudanças possam ser pouco perceptíveis no início, quanto mais você toca e conhece o instrumento, mais vai conseguindo notar essas diferenças. Então, como o clima afeta seu violino?
Qualidade de som
Quando o tempo muda, o som do seu violino pode ser ligeiramente afetado. Quando a temperatura e a umidade expandem e contraem a madeira, isso também pode deslocar a coluna de som dentro do violino, mudando o som produzido.
A coluna de som é muito sensível até mesmo às menores mudanças e, portanto, pode impactar o som. É por isso que é bom fazer um “check-up” de violino com um luthier uma vez por ano para ajustar a caixa de som. Mesmo o menor empurrão na coluna pode significar a diferença entre um tom claro e ressonante e um som “abafado” e aborrecido.
Facilidade de tocar
Como o clima mais quente expande a madeira, também irá expandir o cavalete e, assim, aumentar ligeiramente a altura da corda. Isso pode afetar a prática de alguns violinistas.
Por outro lado, o clima mais frio contrai a madeira, deixam as cordas mais próximas da escala e, assim, afetam a forma de tocar, especialmente na transição de cordas. Para alguns, essas mudanças podem ser irritantes, enquanto outros nem percebem a diferença.
Se a expansão ou contração do cavalete se tornarem um grande problema nas mudanças de estação, fale com um luthier sobre as opções para substituir o cavalete.
Afinando
Como a madeira se expande em climas quentes e se contrai em climas frios, isso pode ter um impacto forte na afinação. Você pode notar que as cravilhas parecem mais duras para girar no calor, e podem escorregar no tempo frio.
Mudanças extremas de temperatura, como passar do ar condicionado para um concerto quente de verão ao ar livre, podem confundir a afinação do seu violino. Não se preocupe – isso é normal e só acontece porque seu violino acabou de sofrer uma mudança drástica de temperatura e umidade.
As cordas podem se dilatar com o calor. Lembre-se que o metal dilata-se com facilidade. No caso das cordas de tripa, elas nao apenas oscilam com a mudança de temperatura mas tmb com a mudança de umidade.
Para suavizar o impacto dessas mudanças drásticas de temperatura, aguarde pelo menos 10 ou 15 minutos antes de abrir o estojo do violino para que ambos (caixa e violino) tenham tempo para se ajustar.
Se não resolver, considere não por o violino dentro do estojo termico. Deixe o instrumento na temperatura ambiente, que a madeira vai acompanhar a temperatura e estabilizar em algumas horas.
Cuidados com Umidade
O violino é muito sensível à umidade e, se os níveis de umidade ficarem muito extremos, podem surgir brechas e rachaduras.
Da mesma forma, não se deve guardar o violino no estojo com suor ou qualquer outra umidade, pois essa umidade não irá sair, e sim infiltrar na fibra da madeira.
Felizmente, existem alguns cuidados para evitar o pior. Quando a umidade for muito alta no verão, considere o uso de um desumidificador.
Quando a umidade cai abaixo de 30 ou 40%, é hora de tomar medidas extras para ajudar a regular os níveis de umidade para seu violino. Duas maneiras populares e fáceis de lidar com os baixos níveis de umidade são:
Use um Damp-it
Um Damp-it é uma esponja longa e fina dentro de uma mangueira de borracha. Você coloca a esponja na água, retira o excesso e depois a coloca dentro do violino pelas cavidades (f). Isso ajuda a regular os níveis de umidade, e é um cuidado importante para quem precisa transportar o violino com freqüência.
Use um umidificador de ambientes
Um umidificador (desses normais, de mesa) é uma solução fácil para quem não precisa transportar o violino com frequência. Basta manter o violino armazenado na mesma sala que o umidificador é usado.
Conclusão
O clima pode afetar a saúde do seu violino, bem como a qualidade do som e a facilidade de tocar.
Quando a madeira do instrumento se expande e se contrai, mudanças sutis no alinhamento e na estrutura podem levar a mudanças na produção de som e até mesmo a danos potenciais.
As variações podem até impactar a afinação do seu violino. Felizmente, apenas algumas pequenas precauções vão reduzir o efeito do clima em seu violino.