Como Cuidar do Violino? Veja Dicas!

É necessário atenção e cuidado para manter seu violino em boas condições. Confira algumas dicas para que seu violino esteja sempre como novo!


Enquanto estamos focados em aprender a tocar violino, é comum esquecermos de várias coisas importantes. Uma delas é como cuidar do violino!

Muitos músicos cuidam de seus violinos como se fossem um bebê, e com razão – é preciso ter muita atenção e cuidado para manter um violino em boas condições de funcionamento.

Além dos cuidados diários, também tem algumas coisas que você deve fazer a cada seis meses.

Confira com a gente como cuidar do violino para que ele esteja sempre novo!


Veja também:


Manutenção diária

Com algumas dicas simples de manutenção e cuidados com o violino, você vai preservar o seu instrumento, garantindo que ele mantenha a melhor qualidade de som durante a execução.

Vamos começar com pequenos cuidados que você deve tomar diariamente com seu violino para que ele permaneça inteiro por mais tempo.

Armazenamento do Violino

Transportando o Violino

tocando violino

Níveis de Umidade

Para cuidar do seu violino, é importante estar atento à umidade do ambiente. Quando a umidade é muito alta, pode causar inchaço excessivo na madeira, e consequentemente, danos.

Use um desumidificador para ajudar a regular a umidade. No entanto, a baixa umidade também pode abrir costuras e causar rachaduras. Quando a umidade cai abaixo de 30-40% (comum em algumas regiões do Brasil), é hora de cuidar dos níveis de umidade do seu violino.

Existem duas maneiras fáceis de lidar com os baixos níveis de umidade:

Limpando o violino e o bastão do arco

Sempre limpe o violino e o bastão do arco com um pano macio após tocar. Isso ajudará a evitar que a poeira se acumule no violino e no arco. Se você não limpar isso rotineiramente, o pó vai grudando e será impossível removê-lo mais tarde. Além disso, vai danificar o verniz do seu violino e afetará o som. É uma coisa simples, mas este cuidado do seu violino vai fazer a diferença.

Evite polidores

Resista à tentação de lustrar o seu violino como se ele fosse uma peça de mobiliário. Com certeza você já se pegou pensando nisso enquanto estava polindo a mesa de madeira da sala de jantar.

Embora pareça uma boa ideia, na verdade não é bom para o violino e pode acabar causando danos a longo prazo. Usar um pano macio e seco é a melhor maneira de limpar seu violino. Se estiver pensando em restaurar o verniz que reveste o instrumento, procure um especialista.

Afrouxe o cabelo do arco

Quando terminar de tocar, sempre afrouxe o cabelo do arco. Isso evitará que o bastão se deforme com o tempo e preservará a qualidade do cabelo em arco por mais tempo.

Pouca resina no arco

Quando você aplica breu em excesso no arco, cria um excesso de pó de resina, o que se torna um trabalho árduo para limpar o violino e o bastão do arco. Também pode afetar a qualidade do som, tornando o som do violino meio grosseiro.

Lave as mãos… e corte essas unhas

Adquira o hábito de lavar as mãos antes de tocar, para minimizar a sujeira e a oleosidade que podem acumular em seu violino.

Além disso, é importante manter as unhas curtas porque isso não apenas ajudará a melhorar sua técnica de tocar, mas também impedirá que suas unhas danifiquem as cordas.

violinos

A cada seis meses

Veja alguns cuidados que você deve tomar a cada seis meses com seu violino para que ele continue como novo.

Mudar as cordas

Com o tempo, as cordas do violino quebram ou perdem sua qualidade. É bom mudar as cordas cada seis meses.
Também é uma boa ideia manter o antigo conjunto de cordas como reserva, caso você quebre uma corda e precise substituí-la temporariamente até poder comprar uma nova.

Limpe a escala

A escala pode acumular oleosidade com o tempo, formando umas listras. Limpar isso é simples: Basta pingar um pouco de álcool num pano macio e usá-lo para limpar a escala e as cordas.

Não use álcool no resto do violino, pois isso danificará o verniz. Uma boa hora para fazer essa limpeza é quando você estiver trocando as cordas.

Conferir os níveis de umidade

Conforme as estações do ano vão mudando, observe os níveis de umidade em torno de seu violino. Talvez seja hora de ajustar sua abordagem, conforme descrito acima na seção de manutenção diária.

Restaure o arco

Os pelos do arco cairão naturalmente durante os treinos do dia-a-dia. Quando isso acontecer, apenas puxe-o com cuidado e descarte. Isso acontece, é completamente normal. Mas, por conta disso, você precisa fazer uma restauração a cada seis meses.

No caso dos músicos iniciantes, às vezes o arco é tão fraco que o luthier vai recomendar comprar um novo arco em vez de consertar o atual. De qualquer maneira, não deixe o arco ficar com poucos cabelos. Isso vai dificultar o uso do instrumento e pode até empenar o arco.

arco do violino

Uma vez por ano

E ainda não acabou! Tem mais um cuidado que você precisa colocar na sua agenda, pelo menos uma vez ao ano, para o bem do seu amigo violino.

Checkup geral

Pelo menos uma vez por ano, é recomendável levar seu violino a um luthier, que fará um pequeno “check-up” no instrumento (exatamente como você faria no médico).

O luthier vai verificar a saúde do violino, e também pode fazer pequenos ajustes para ajudar a melhorar o som. Por exemplo, ele pode corrigir o alinhamento da alma do violino (coluna de som dentro do instrumento).


Leia Também



voltar ao topo ↑